Quinta e Convento de S. Pedro das Águias

Tabuaço
Descrição
A Quinta da Senhora do Convento circunda o rio Távora, afluente do rio Douro, sendo que, o mosteiro cistercense de São Pedro das Águias está na origem desta quinta.

O Convento de S. Pedro das Águias, situa-se na Quinta do Convento, integrado numa exploração agrícola privada. Este Convento veio a ser construído para substituir o antigo Mosteiro de S. Pedro das Águias, procurando, na altura, melhores condições de subsistência. No “novo” mosteiro subsistem poucos vestígios arquitectónicos do edifício românico, sendo que este mosteiro cisterciense sofreu muitas alterações em épocas subsequentes, mas conserva ainda alguns elementos da arquitectura do séc. XVII, particularmente o claustro modesto e a sua igreja ampla. Foi mandado encerrar pelo Marquês de Pombal por ter sido panteão dos Távora e depois reaberto por D. Maria I.

A fachada da igreja de São Pedro é uma obra já barroca. Foi extinto em 1934 e em 1936 devastado por um incêndio. Foi recuperado, mantendo a traça e arquitectura original, e vale a pena visitar quer pela sua entrada e jardins, quer pela sua adega e cave, onde se encontra o delicioso vinho produzido nesta quinta.

A empresa de exploração agrícola e mineira, instalada neste belo Convento, inicia actividade às 08:30h até 13:00h, sendo que, no período da tarde abre das 14:00h às 17:00h. Esta é uma quinta que, por enquanto, não aposta na vertente do turismo, mas há a possibilidade  de visitar os claustros do convento, sendo que, antes terá de se dirigir à recepção para abrirem os portões que dão acesso a este magnífico monumento. É, ainda, possível fazer uma visita rápida às caves e garrafeira da Quinta  Senhora do Convento, onde é servido um Porto de Honra e explicando os métodos de produção.


Local: Tabuaço
CASA DO VICENTE

CASA DO VICENTE

Registo nº 118572/ALA Casa do Vicente é composta por rés-do-chão e um primeiro andar, sendo que...
Mais informação
Parque Campismo da Mata do Cabo

Parque Campismo da Mata do Cabo

Localizado no Centro da Vila de S. João da Pesqueira, o parque de campismo oferece excelentes...
Mais informação
Restaurante " Brasa e Sal"

Restaurante " Brasa e Sal"

O Restaurante Brasa e Sal situa-se na vila de Tabuaço, na rua Dr. José de Almeida em...
Mais informação
Quinta do Seixo

Quinta do Seixo

A Quinta do Seixo está localizada no Cima-Corgo, no coração da Região Demarcada do Douro....
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação