RIO VEZ

Arcos de Valdevez
Descrição
O Rio Vez nasce na Serra do Peneda/Soajo, mais concretamente em Seida ou Lamas do Vez, e desagua na freguesia de Souto no lugar de Milhundos, com cerca de 40 quilómetros de extensão, e 1300mts de altitude, percorrendo de lés a lés o concelho de Arcos de Valdevez. É o mais importante afluente do Rio Lima.

O Rio Vez é um rio enigmático, e cheio de segredos para quem o tenta conhecer da nascente até à foz. A partir da freguesia de Sistelo, a montante, torna-se difícil de percorrer as suas margens, bastante acidentadas e perigosas, porque tem alguns lugares intransponíveis, mas a natureza recompensa com muita beleza quem o visita.

Uma das formas de conhecer o rio a partir de Sistelo, é fazer o trilho PR (cerca de 10 quilómetros) das brandas, que começa junto ao castelo, e nos leva a ver os impressionantes socalcos das aldeias de Padrão e Porta Cova até ás Brandas de Lapinheira, Gemia, e Crastibô, podendo com muita frequência ter companhia das gentes locais, que percorrem o trilho na sua labuta diária.

As águas deste rio são ricas em truta, facto que atrai numerosos entusiastas na época da pesca. Pertencente à bacia hidrográfica do Rio Lima e à região hidrográfica do Minho e Lima. Serve também de limite territorial com os concelhos de Melgaço e Monção.




Local: Arcos de Valdevez
Hotel Fonte Velha

Hotel Fonte Velha

O Hotel Fonte Velha está localizado no coração da vila da Ponte da Barca, no distrito de Viana...
Mais informação
Casa Nobre do Correio-Mor

Casa Nobre do Correio-Mor

Casa do Séc. XVII, situada no centro histórico da vila medieval de Ponte da Barca, com vista...
Mais informação
Crep'da Babeth Lisa

Crep'da Babeth Lisa

Creperia inspirada na gastronomia francesa. Galetes salgadas, doces, tartes e pratos diferentes
Mais informação
Restaurante “O Encontro”

Restaurante “O Encontro”

Tipo de Gastronomia: cozinha nacionalFacebook: Restaurante O EncontroHorário: 11h30-15h00 /...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação