Roteiro Motorizado de Belinho

Esposende
Descrição
O alto da Senhora da Guia é local privilegiado onde se pode admirar uma imensa extensão de costa atlântica, desde S. Bartolomeu do Mar até Viana do Castelo.

A actual capela Senhora da Guia, inaugurada a 19 de Maio de 1974, terá surgido de um pequeno nicho de outros tempos, e precedida de uma outra do século XVII que se encontrava um pouco ao lado da actual e que, por razões de conservação, terá sido demolida.

A tradição oral atribui ao Monte da Senhora da Guia duas lendas curiosas. Numa delas se explica a existência das imagens da Santa, uma vez que durante as invasões bárbaras e mais tarde muçulmanas este monte teria servido de refúgio às populações, que teriam trazido para sua protecção uma imagem de Nossa Senhora da Guia. Essa imagem teria sido resguardada num dos nichos das fragas... já na actualidade, por meados da década de 1970, a capela foi edificada, criando melhores condições de culto.

Mas uma outra lenda marca também este local:

Diz ainda a tradição oral que, na gruta do Monte Jóia, também conhecido por Monte Cabreiro, teria vivido um monge, no século XIX. Esse monge habitaria a gruta durante o verão, indo para Lisboa a vender cautelas de lotaria durante o Inverno... a gruta em causa é uma cavidade natural talhada na rocha, cuja entrada se encontra junto de um enorme penedo nas proximidades da Capela. A entrada é estreita e no interior podem-se observar três imagens de Nossa Senhora.

Local: Esposende
Casa de Fornelos

Casa de Fornelos

Nº 14793/ALMoradia com localização privilegiada, entre o campo, praia e pinhal. Localizada a...
Mais informação
Quinta do Sardão

Quinta do Sardão

RNAL REG. Nº 64745/ALA Quinta do Sardão situa-se em Tregosa, concelho de Barcelos, integrada...
Mais informação
Churrasqueira Bem Estar II

Churrasqueira Bem Estar II

Os nossos grelhados são diferentes...
Mais informação
Restaurante Carioca

Restaurante Carioca

Especialidade em churrasco e steakhouse. Bom estacionamento, aberto de domingo a segunda, das...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação