TASCA DELFIM

Arcos de Valdevez
Descrição
O Folclore, as festas e romarias do Alto Minho, especialmente na zona da Ribeira-Lima, continuam a dispor, como elementos valiosos de especial animação, dos tradicionais cantores de música popular, os inspirados cantadores ao desafio.
Presentemente, Delfim Amorim continua na sua fulgurante carreira ascensional, situando-se, indiscutivelmente, entre os mais afamados cantadores de todo o Alto-Minho. Percorrendo o país, ou chamado muitas vezes a outros países (Espanha, Alemanha, Brasil, Venezuela, EUA, entre outros), muito o Delfim tem dignificado a sua terra e prestigiado Portugal. 

Delfim Pereiras Amorim, nasceu na freguesia de Jolda S. Paio, concelho de Arcos de Valdevez. Apaixonado pelas concertinas, iniciou os primeiros toques aos 3 anos de idade, quando o seu pai lhe trouxe uma concertina dos Estados Unidos da América. Tocava concertina numa fábrica de Serração, Engenho de Linho e Moinho, localizada junto ao Rio Lima em Jolda S. Paio, ainda hoje pertença da família.

A 20 de Setembro de 1970, foi vencedor do 1º Prémio de Cantadores ao Desafio integrado nas “Feiras Novas de Ponte de Lima”, sendo este o 1º Concurso Nacional de Cantadores ao Desafio. Delfim Amorim é colecionador de concertinas, contando na sua coleção com cerca de 90 concertinas, todas elas de diferentes países. As concertinas estão expostas na “Tasca”, que se encontra decorada com objetos simbólicos de diferentes regiões e países. Nas paredes encontram-se afixadas fotografias de personalidades que visitaram a Tasca do Delfim, como Amália Rodrigues, Jorge Sampaio (ex Presidente da República), entre outros, bem como de visitantes e frequentadores, mais ou menos anónimos, que ali prestaram o seu contributo musical. Delfim Amorim toca todos os tipos de concertina, tal como canta ao desafio todas as músicas típicas do nosso e de outros países; da região alto-minhota, interpreta as tradicionais Cana Verde, O Vira e a Chula. 

A nível de espetáculos nacionais percorreu o País de Norte a Sul, bem como o estrangeiro, a “Tasca do Delfim” é um elemento único no Alto-Minho. Qualquer pessoa pode chegar, tocar concertina, cantar ao desafio, tudo acompanhado por uns copos de bom Vinho Verde, e uma alegria sã de viver e celebrar!







Local: Arcos de Valdevez
Apartamento C&C

Apartamento C&C

Registo Nº 113991/ALPeríodo de Abertura: todo anoN.º de Quartos: 1 | Capacidade: 4Acessibilidade...
Mais informação
Casa da Ponte

Casa da Ponte

A casa da Ponte é um edifício  começado a construir nos meados do séc. XVII. Está situada na...
Mais informação
A Regional

A Regional

Tipo de Gastronomia: Petiscos; Sopas; Sandes; Saladas; Gelados;Outros: Prato do Dia; Serviço à...
Mais informação
Restaurante D. Isabel

Restaurante D. Isabel

Horários: 12h ? 15h / 19h ? 22h Capacidade das Salas: 154 Pessoas Especialidades da Casa:      ...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação