Gastronomia Típica - "Velhotes da Braguesa"

Vila Nova de Gaia
Descrição / Comodidades
Os denominados "Velhotes da Braguesa" são provavelmente os doces mais típicos e tradicionais de Vila Nova de Gaia, conjuntamente com a "Broa de Avintes".

Os "Velhotes da Braguesa" são um doce tipo de pão doce feito à base de ovos e açúcar, possuindo uma curiosa forma quadrada. É um doce típico da Vila de Valadares, no Concelho de Gaia, muito procurado por altura das festas em honra do Sr. dos Aflitos, no mês de Julho.

A razão do nome "da braguesa", provém do facto da esposa do fabricante, ser natural de Braga, tendo vindo para Valadares (freguesia de Gaia), no início do século, onde instalou uma padaria, negócio de tradição familiar.

Desconhece-se, portanto, como se começou a fazer este pão e o porquê da denominação de "Velhotes", permanecendo o seu fabrico e preparação, como segredo culinário.

Ingredientes: Ovos; Açúcar; Farinha.
Morada: Valadares - Vila Nova de Gaia
Exposição "Tempo, Espaço & Ser - Território V.N. Famalicão

Exposição "Tempo, Espaço & Ser - Território V.N. Famalicão

02 Jan 2020 a 31 Dez 2024
Casa do TerritórioExposição permanenteA Exposição permanente da Casa do Território, com o título...

TRANSPORTE AEROPORTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO - VIGO

Transporte Aeroporto Francisco Sá Carneiro - VigoTransporte de passageiros em viatura 100% elétrica da gama Tesla. Capacidade máxima até 6 Passageiros.

Miradouro de Cepelos

Na berma da ER227, a chegar a Cepelos, podemos visualizar a parte baixa do lugar de Cepelos, bem como obter uma vista para a Serra da Freita.
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação