Gastronomia Típica - "Velhotes da Braguesa"

Vila Nova de Gaia
Descrição / Comodidades
Os denominados "Velhotes da Braguesa" são provavelmente os doces mais típicos e tradicionais de Vila Nova de Gaia, conjuntamente com a "Broa de Avintes".

Os "Velhotes da Braguesa" são um doce tipo de pão doce feito à base de ovos e açúcar, possuindo uma curiosa forma quadrada. É um doce típico da Vila de Valadares, no Concelho de Gaia, muito procurado por altura das festas em honra do Sr. dos Aflitos, no mês de Julho.

A razão do nome "da braguesa", provém do facto da esposa do fabricante, ser natural de Braga, tendo vindo para Valadares (freguesia de Gaia), no início do século, onde instalou uma padaria, negócio de tradição familiar.

Desconhece-se, portanto, como se começou a fazer este pão e o porquê da denominação de "Velhotes", permanecendo o seu fabrico e preparação, como segredo culinário.

Ingredientes: Ovos; Açúcar; Farinha.
Morada: Valadares - Vila Nova de Gaia
Concertos em Família "A Voz Humana"

Concertos em Família "A Voz Humana"

31 Out 2021
Coro de Câmara da Escola de Música do Fórum Cultural de GulpilharesMaestrina Isabel...
6.ª Corrida Portucale / Tranquilidade

6.ª Corrida Portucale / Tranquilidade

21 Nov 2021
As cidades de Porto e Vila Nova de Gaia voltam a receber a 21 de novembro de 2021 a 6.ª CORRIDA...

RIO DOURO

Abrange cerca de 35 Km do Município de Gondomar e proporciona paisagens de rara beleza. Destaque para a barragem (Foz do Sousa), a Lagoa de Boialvo...

Galeria de Arte Armazém

Horário: De segunda a quinta das 11.30h às 20.00h, sextas e sábados das 11.30h às 22.00h A Galeria de Arte Armazém com cerca de 1.000 m2, incluindo bar e...
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação