AZENHAS DO RIO HOMEM

Vila Verde
Descrição / Comodidades
Situadas na margem direita do Rio Homem, junto à Ponte Romana que no lugar de Germel da freguesia de Ponte São Vicente, liga o concelho de Vila Verde ao concelho de Amares, surgem as Azenhas do Rio Homem, de onde se avista o Gerês. Harmoniosamente integradas na paisagem natural, envoltas no verde das suas árvores centenárias, banhadas pelas águas cristalinas do Rio Homem, servidas pela afabilidade da gente minhota, as Azenhas do rio Homem são um convite permanente a (re)descobrir os ciclos da natureza, a tranquilidade da vila rural, enfim, o retorno ao essencial. As Azenhas do Rio Homem "nasceram" em finais do século XVI, tendo sido reconhecidas em 1756, propriedade do Visconde de Carcavelos, vieram a ser herdadas pelo seu neto Luís Francisco C.C. Azevedo Soares, tendo sido este que, em 1974, as vendeu ao filho do último caseiro e moleiro, António Freitas de Sousa. Por volta de meados da década de 90 começaram os trabalhos de conservação, recuperação e reconstrução de todo o património edificado, para, em 2000, abrir as suas portas ao público convertido em Espaço de Turismo Rural. As Azenhas do Rio Homem são um conjunto arquitetónico formado por vários núcleos: a casa dos proprietários, a azenha mais antiga, o engenho da serra e a casa do moleiro, a azenha "nova" e as cortes dos animais. A casa dos proprietários, sólida e pitoresca foi deliciosamente adaptada ao conforto moderno sendo constituída por cinco quartos com casa de banho privativa, área de lazer e cozinha. Quanto à azenha "nova", de raiz bem arquitetada, foi toda recuperada encontrando-se em plena atividade. A azenha mais antiga, mandada reconstruir vieram a juntar-se-lhe o engenho de serra e a casa do moleiro. Atualmente, encontra-se conservada a ruína desta azenha e requalificado o engenho de serra bem como a casa do moleiro que deram origem a três quartos com casas de banho privativas e áreas de lazer. Para além do alojamento, nas Azenhas do Rio Homem o encontro com a natureza e com o património construído torna o descanso numa aventura saudável e culturalmente enriquecedora, a que se alia a prática desportiva, razão pela qual foi construído um court de ténis.
As azenhas podem ser utilizadas no sistema de aluguer por quarto com ou sem pequeno almoço, ou no sistema de aluguer de casa completa.

Outros serviços:
Aquecimento central, ar condicionado, sala de TV, sala de leitura, sala de jogos, sala de conferências, court de ténis coberto, área reservada para não fumadores, serviço de bar e piano bar, efetua câmbios, garagem coberta, serviço de pequeno-almoço, Internet, baby-sitting, acesso de autocarro, táxi e automóvel, aceita cartões de crédito, acessibilidade de deficientes motores. Possui 10 quartos com ar condicionado, telefone e televisão.

Preço indicativo: €40-€50

Morada: Lugar de Germel. 4730-400 Ponte S. Vicente - Vila Verde
E-mail: fernandotorresrest@hotmail.com
Telefone: +351 914 711 278
HÁ BANDA NA FREGUESIA... BOALHOSA

HÁ BANDA NA FREGUESIA... BOALHOSA

09 Out 2022
Descentralização CulturalA 9 de outubro, às 15h00, Há Banda na Freguesia... da Boalhosa, pela...
Doug Macleod (USA) + Wax & Boogie Feat. Drew Davies (ES)

Doug Macleod (USA) + Wax & Boogie Feat. Drew Davies (ES)

12 Nov 2022
Um concerto duplo destaca-se pelo regresso do mais premiado músico de blues acústico a Braga....
Pastelaria Luena

Pastelaria Luena

O carisma familiar é o tema identificador de uma dupla que criou e cria o sabor e a imagem da...
Mais informação
Restaurante Gémeas

Restaurante Gémeas

O restaurante Gémeas é um restaurante regional, rodeado de uma ambiência do campo. Detém um...
Mais informação

Geira - Via Nova

As ocupações humanas do território amarense, que remontam a outras épocas, deixaram um legado construído.Esta via romana, com cerca de dois mil anos, ligava...

Parapente

O Monte S. Pedro Fins reúne todas as características naturais que permite a prática de uma vasta gama de modalidades de desporto. Neste sentido, é o local...
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação