Casa das Merujes

Mondim de Basto
Descrição / Comodidades

RNAL REG. Nº 49077/AL


"Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós"                    
(Antoine de Saint - Exupéry)

Localizada na Vila de Mondim de Basto (a 2,5Km do centro), a Casa das Merujes oferece uma privacidade relaxante a quem lá se hospeda. A deslumbrante vista para o Monte Farinha, com o Santuário da Senhora da Graça no seu cume, brinda-nos pela manhã com um nascer do sol que nos faz renascer na companhia do chilrear dos pássaros. A proximidade com o Rio Cabril de límpidas águas, convida a um mergulho matutino.

Com traça tipicamente transmontana, a casa dispõe de 3 quartos, 2 com casa de banho partilhada e uma suite. Cozinha totalmente equipada, sala com lareira em galeria, casa de banho de serviço, arrumos e um espaço reservado à leitura, resultante da remodelação de um antigo lagar. A casa possui ainda uma varanda, terraços e pátios, onde poderá desfrutar "Il dolce far niente" numa das suas redes.   

Situada na região de Basto, zona privilegiada pelo seu riquíssimo património natural, cultural e religioso, a Casa das Merujes permite aos seus visitantes participarem em diversas atividades;
Para os amantes da natureza e das atividades radicais organizamos rafting, canoagem, pesca, parapente, BTT, percursos pedestres (montanha ou levadas), canyoing, entre outros. 
A cascata das Fisgas de Ermelo, em pleno Parque Natural do Alvão, com a sua queda de água de cerca de 200m, a maior em Portugal e uma das maiores na Europa, é sem dúvida um ex-líbris da região. As várias lagoas cavadas na rocha pela perseverança das águas do Rio Ôlo ao longo de vários milénios, deixam maravilhado quem as visita ou lá se banha. Para se visitar esta maravilha da natureza pode fazer-se o PR3. Este percurso, ao longo do desfiladeiro, dá acesso às "Piocas de Baixo e de Cima" (lagoas).

Para quem procura um momento espiritual, a região oferece um roteiro de vários monumentos religiosos, destacando-se entre eles o Santuário da Senhora da Graça, no cume do Monte Farinha (966m). As principais romarias realizam-se em Julho e Setembro. 

O acesso a este Santuário pode ser feito através do PR1 – um caminho que é, desde há séculos, percorrido pelos Romeiros de Santiago e que está devidamente sinalizado. Durante este percurso poderá ainda apreciar os vestígios arqueológicos do Castro do Crastoeiro cuja ocupação remonta a 4.000 anos atrás. Existem ainda outras opções de acesso como a estrada municipal, para quem prefere o automóvel, ou diversas estradas florestais e rurais, atravessando fascinantes bosques, onde poderá desfrutar de belas caminhadas ou passeios de bicicleta.

Por fim, não podemos deixar de referir a riqueza gastronómica da região e o seu vinho verde. A carne maronesa, os milhos, o mel, os doces tradicionais são apenas algumas das iguarias com que poderá o visitante deliciar-se.

Morada: Rua da Casa Nova, nº 149 - Vilar de Viando - 4880-212 S. Cristóvão de Mondim de Basto
E-mail: fmdcgomes@gmail.com
Telefone: +351 938 856 886
Feira Bimensal

Feira Bimensal

03 Fev a 15 Dez 2022
A feira bimensal de Mondim de Basto, é a herdeira histórica dos antigos mercados e das antigas...
Mercadinho Rural

Mercadinho Rural

03 Fev a 29 Dez 2022
O projecto Mercadinho Rural, promovido pelo Município de Mondim de Basto, tem como objectivo...
Adega Escondidinho

Adega Escondidinho

A Adega regional Escondidinho é um espaço situado na Rua Velha, junto à Câmara Municipal de...
Mais informação
Restaurante Sabores do Alvão

Restaurante Sabores do Alvão

O Restaurante Sabores do Alvão situa-se na freguesia de Ermelo.
Mais informação

Centro Hípico de Cabeceiras de Basto

O Centro Hípico de Cabeceiras de Basto dispõe de uma picadeiro interior para ensino e treino de volteio, picadeiro de aquecimento, um campo de saltos,...

Silhas de Pardelhas

Silhas, colmeais, apiários ou muros (a designação varia consoante a região) são estruturas de granito ou xisto, de acordo com o substrato local, de planta...
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação