Casa do Brasão

Tabuaço
Disponibilidade
Descrição / Comodidades
RNAL Nº 46627/AL

Situada na vila de Tabuaço, a Casa do Brasão é uma mansão do séc. XVII, dispõe de 6 quartos com uma decoração tradicional. A Casa ainda preserva pormenores do edifício original, incluindo um brasão de armas em pedra, uma escadaria em madeira e tectos decorados.

A história da Casa do Brasão, (a única da vila de Tabuaço que preserva a sua Pedra d'armas) remonta ao Século XVII, aquando da instituição, na antiga paróquia de Alvelos do termos da cidade de Lamego, do morgadio do Fontão Seco, representado por António Cardoso da Mota.


É um solar de arquitectura civil residencial maneirista e barroca de finais do séc. XVII, a Casa do Brasão possui planta rectangular longitudinal, irregular, composta pelo corpo principal, central, e corpos anexos, adossados lateralmente. 

Desenvolvendo-se em dois pisos, o imóvel possui os seus alçados rasgados por vãos regulares com correspondência entre os diferentes pisos.

A fachada principal é demarcada por pilastras nos cunhais e cornija saliente, com pórtico principal delimitado por pilastras e remate em frontão interrompido com volutas, centrado por Pedar d'Armas. Janelas de sacada rasgam-se no piso nobre.

Possui um átrio oitocentista, com tecto de madeira corrida com molduras e florão central policromos, antecede a escadaria central quardada por balaustrada em redor, também oitocentista. Tectos octogonais com mísulas e florões preservam-se em três salões, sendo que num deles aparece representado num medalhão octogonal de talha policroma o brasão da fachada.

Como unidade de Turismo de Habitação dispõe de três suites e de três quartos duplos, salão de provas, piscina exterior com água aquecida, parque de estacionamento privativo, jardim e lagar centenário em edifício anexo á casa.
Morada: Rua Macedo Pinto, 8, 5120-397 Tabuaço
E-mail: casadobrasao@gmail.com
Telefone: 254780040
DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTO E SÍTIOS

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTO E SÍTIOS

18 Abr 2020
ADIADODe modo a celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no dia 18 de Abril, este...
EXPOSIÇÃO "NOVE MESES DE INVERNO E TRÊS DE INFERNO"

EXPOSIÇÃO "NOVE MESES DE INVERNO E TRÊS DE INFERNO"

27 Jan a 12 Abr 2020
O Museu do Imaginário Duriense recebe a exposição de José Pedro Marnoto, cedida pelo Museu do...
Restaurante "Tachinho da Té"

Restaurante "Tachinho da Té"

É um espaço muito agradável e acolhedor, com  estilo moderno e intimista. Dispõe de uma...
Mais informação
Pastelaria A Tulipa

Pastelaria A Tulipa

A Pastelaria Tulipa, um local acolhedor e bom ambiente, está aberta ao público desde 1980. Tem...
Mais informação

Relógio RIJOMAX

"O homem sonha a obra nasce". Sonhado e construído por Amândio José Ribeiro, nome que deu origem á designação Rijomax, em Tabuaço, é o relógio mais completo...

Percursos Pedestres - 7 PR

O concelho de Tabuaço possui um rico património de valores naturais, históricos e culturais capaz de fazer as delícias de turistas mais exigentes. Inserido...
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação