A Quinta da Malaposta em Lovelhe é um conjunto arquitetónico onde se encontram evidenciados características que o movimento romântico de finais do século XIX conferiu a espaços de um certo gosto, cultura e poder económico.
O projeto foi realizado por Miguel Ventura Terra, nascido em 1866 em Seixas, a escassos quilómetros de Vila Nova de Cerveira. Desde muito novo evidenciava uma vocação especial para o desenho, tendo obtido o grau de arquiteto de 1ª classe em Paris.
A quinta é composta por uma casa principal, dois edifícios alongados caracterizados por ângulos curvilíneos e uma torre de vigia voltada para o caminho de Santiago, unidas por um harmonioso tanque trapezoidal com alpendre bem ao estilo da arquitetura do ferro, cujo bico de água ostenta a data de 1893.
Na Quinta da Malaposta, as carruagens abasteciam-se na rota do caminho de noroeste, um dos circuitos dos peregrinos para Santiago Compostela.
Lovelhe é uma das mais antigas freguesias de Portugal, já existindo como paróquia no ano de 675, tendo sido ocupada por diversos povos da antiguidade, que deixaram vestígios nas imediações da quinta.
O Hotel Rural tem disponíveis 4 quartos e 7 apartamentos.
Morada:
Largo Virgílio Fiúza - Lovelhe
E-mail:
geral@malapostahotelrural.com
Telefone:
+351931172626