Aldeia Trebilhadouro

Vale de Cambra
Descrição
A aldeia do Trebilhadouro fica situada no concelho de Vale de Cambra, perdida nas encostas da Serra da Freita. O silêncio, a paisagem verdejante e o ambiente serrano que caracterizam o Trebilhadouro fazem desta aldeia um espaço de turismo rural ideal para umas férias repousantes, em contacto com a natureza.

Quem chega ao Trebilhadouro sente-se a regressar ao espírito típico de uma aldeia beirã escondida no meio da serra, a uma altitude aproximada de 625 metros e abrigada dos ventos que sopram de Norte. Do alto destes montes avistam-se o mar e a ria de Aveiro, bem como outras cidades do Litoral, todo o Vale de Cambra e a Serra da Freita. É também aqui que nasce um ribeiro que desagua no rio Caima, cujas águas servem para regar os campos das aldeias vizinhas. A paisagem é verde, com as encostas em socalcos e a água como elemento integrador.

Após ter sido desabitada há cerca de 15 anos, a aldeia manteve a sua estrutura.
Na barragem Duarte Pacheco, um local de lazer, conseguimos deixar-nos levar pelo silêncio das águas do rio Caima. Este, encaixado num vale escarpado, proporciona belissímas paisagens fluviais, ao longo das quais se perfilam velhos moinhos e pontes antigas por descobrir. Do Parque da Capela de Nossa Senhora do Desterro, local de romaria, podemos disfrutar de uma vista fantástica sobre toda a paisagem envolvente.



Local: Vale de Cambra
Traços D´Outrora

Traços D´Outrora

A Traços d?Outrora ? Turismo Rural, Lda, localiza-se na aldeia do Trebilhadouro, situada no...
Mais informação
Casa Avó Quitas

Casa Avó Quitas

Casa restaurada na aldeia de Trebilhadouro, aldeia classificada com a marca Aldeias de Portugal.
Mais informação
Adega Sport

Adega Sport

Reconhecida localmente desde 1974 pelos seus petiscos, a Adega Sport ganha fulgor pelo Santo...
Mais informação
Pouso Alto

Pouso Alto

Restaurante Brasileiro situado na cidade de Oliveíra de Azeméis, em Funcionamento desde...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação