PEQUENO AUDITÓRIO
CLOSE-UP – OBSERVATÓRIO DE CINEMA DE VILA NOVA DE FAMALICÃO | EPISÓDIO 4.0
CURTAS ESCRITAS | Projeção das curtas-metragens escritas por Eduardo Britocomentado por Eduardo Brito e pelos realizadores
O Facínora
Duas são as formas de ver O Facínora: uma, como a história de um frade justiceiro, zelador da ordem e paladino do bem, que, por não ser correspondido pelos amores de uma mulher comprometida, se torna num vilão aterrorizador de uma pacata cidade. Outra, como o filme perdido de Conrad Wilhelm Meyersick, um engenheiro e cineasta amador alemão que, em1920, esteve em Guimarães, uma pequena cidade do norte de Portugal, para instalar três máquinas de tecelagem e que durante a sua estadia, filmou esta história.
Realização: Paulo Abreu
Classificação Etária: M/ 12 anos
Ano: 2012
Duração: 25'
A Glória de Fazer Cinema em Portugal
A 18 de Setembro de 1929, José Régio escreveu uma carta a Alberto Serpa onde manifestou a vontade de fundar uma produtora para começar a fazer cinema. Para isso, pediu-lhe que contactasse um amigo seu, que teria uma câmara de filmar. Durante quase noventa anos, nada se soube sobre o desfecho deste pedido: nunca se encontrou qualquer resposta de Serpa à carta e Régio não terá voltado a mencionar o assunto. Porém, a descoberta de velhas bobines no espólio de um colecionador, parece conter o desfecho desta história.
Realização: Manuel Mozos
Classificação Etária: M/ 12 anos
Ano: 2015
Duração: 15'
O Homem Eterno
Bernardino Fernandes emigrou para o Canadá em 63. Ao longo de duas décadas, filmou centenas de bobines Super 8, organizando-as de forma metódica e obsessiva. O Homem eterno termina um processo antigo, transformando a vontade de cinema de Bernardino num filme sobre as imagens da sua memória.
Realização: Luís Costa
Classificação Etária: M/ 12 anos
Ano: 2017
Duração: 15'
Laboratório
As ruínas de uma fábrica abandonada e os artefactos esquecidos, deixados para trás, surgem em O Laboratório como um registo visível da passagem do tempo e de uma degradação fatalista, em que o vazio é sinal evidente da transformação de uma utopia em distopia.
Realização: Fernando José Pereira
Classificação Etária: M/ 12 anos
Ano: 2018
Duração: 40'
CLOSE-UP – OBSERVATÓRIO DE CINEMA DE VILA NOVA DE FAMALICÃO | EPISÓDIO 4.0
CURTAS ESCRITAS | Projeção das curtas-metragens escritas por Eduardo Britocomentado por Eduardo Brito e pelos realizadores
O Facínora
Duas são as formas de ver O Facínora: uma, como a história de um frade justiceiro, zelador da ordem e paladino do bem, que, por não ser correspondido pelos amores de uma mulher comprometida, se torna num vilão aterrorizador de uma pacata cidade. Outra, como o filme perdido de Conrad Wilhelm Meyersick, um engenheiro e cineasta amador alemão que, em1920, esteve em Guimarães, uma pequena cidade do norte de Portugal, para instalar três máquinas de tecelagem e que durante a sua estadia, filmou esta história.
Realização: Paulo Abreu
Classificação Etária: M/ 12 anos
Ano: 2012
Duração: 25'
A Glória de Fazer Cinema em Portugal
A 18 de Setembro de 1929, José Régio escreveu uma carta a Alberto Serpa onde manifestou a vontade de fundar uma produtora para começar a fazer cinema. Para isso, pediu-lhe que contactasse um amigo seu, que teria uma câmara de filmar. Durante quase noventa anos, nada se soube sobre o desfecho deste pedido: nunca se encontrou qualquer resposta de Serpa à carta e Régio não terá voltado a mencionar o assunto. Porém, a descoberta de velhas bobines no espólio de um colecionador, parece conter o desfecho desta história.
Realização: Manuel Mozos
Classificação Etária: M/ 12 anos
Ano: 2015
Duração: 15'
O Homem Eterno
Bernardino Fernandes emigrou para o Canadá em 63. Ao longo de duas décadas, filmou centenas de bobines Super 8, organizando-as de forma metódica e obsessiva. O Homem eterno termina um processo antigo, transformando a vontade de cinema de Bernardino num filme sobre as imagens da sua memória.
Realização: Luís Costa
Classificação Etária: M/ 12 anos
Ano: 2017
Duração: 15'
Laboratório
As ruínas de uma fábrica abandonada e os artefactos esquecidos, deixados para trás, surgem em O Laboratório como um registo visível da passagem do tempo e de uma degradação fatalista, em que o vazio é sinal evidente da transformação de uma utopia em distopia.
Realização: Fernando José Pereira
Classificação Etária: M/ 12 anos
Ano: 2018
Duração: 40'