Eventos

Eventos

>
Município de Fafe promove ‘Conversas' no Museu da Educação

Município de Fafe promove ‘Conversas' no Museu da Educação

Rua Escola Deolinda Leite, Silvares S. Martinho 4820 Fafe 23 Jan a 23 Dez 2018
18:00 - 21:00
Fafe
Detalhe
O Museu da Educação vai ser palco, ao longo deste ano, de diversas conversas, com temas vários e convidados distintos, sempre em torno da temática educativa, numa iniciativa da Câmara Municipal de Fafe, que procura levar as pessoas a conhecer este espaço museológico, inaugurado há meio ano.
 Localizado na Escola Deolinda Leite, aberta em 1892, na freguesia de S. Martinho de Silvares, em Fafe, o Museu situa-se num estabelecimento de ensino que deve a sua existência à iniciativa dos "brasileiros de torna-viagem" e historia os principais momentos do processo educativo no Município de Fafe, ao longo dos séculos XIX e XX, recriando ainda uma sala de aula dos anos do Estado Novo.
A primeira conversa acontece já a 23 de Janeiro, a partir das 18h00 e irá debruçar-se sobre as Histórias de Alfabetização, iniciativa que se repetirá mensalmente em torno de outras temáticas ligadas à Educação.
As Conversas são abertas ao público e de entrada livre.
Pompeu Martins, Vereador da Educação, reconhece esta como uma iniciativa ‘importante, não só para crianças e jovens, mas também para a comunidade em geral, uma vez que a ideia é que todos possam estar em contacto com este espaço e conhecer uma das marcas dos "brasileiros torna-viagem" no concelho. Esta escola é um dos importantes legados deixados pelos "brasileiros". Por isso, consideramos que, pela beleza do edifício e pela sua história, é o espaço ideal para acolher este tipo de iniciativas. As ‘Conversas no Museu’ são de entrada livre e esperamos que sejam muitos aqueles que nos visitem. Vamos contar com vários oradores convidados e cada conversa terá uma temática diferente, abordando sempre questões do foro educativo, numa perspectiva lúdica, mas também de contemporaneidade e desafios para o futuro.
A par da iniciativa ‘Conversas no Museu’, decorará ainda, durante o mês de Fevereiro, a Exposição ‘Brincar no Recreio’, e, em Setembro, a Exposição ‘Heróis e brinquedos de outros tempos’. A entrada é livre.
Flag Hotel Guimarães-Fafe

Flag Hotel Guimarães-Fafe

RNET Registo nº 258 - Flag Hotel Guimarães FafeCom uma localização central em Fafe, este hotel...
Mais informação
Paço de Pombeiro - TH

Paço de Pombeiro - TH

O Paço de Pombeiro de Riba Vizela, está situado na freguesia de Santa Maria de Pombeiro de Riba...
Mais informação
Sto. António

Sto. António

A Gastronomia do concelho de Fafe é muito apreciada pelos munícipes e visitantes. Pode conhecer...
Mais informação
Festival Gastronómico da Vitela Assada à Moda de Fafe

Festival Gastronómico da Vitela Assada à Moda de Fafe

Em 2014, a tradicional vitela assada à moda de Fafe, confecionada em forno de lenha, deu o mote...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação