Eventos

Eventos

>
Fim de Semana Gastronómico

Fim de Semana Gastronómico

Largo Dr. José Novais n.º 27, 4750-310 Barcelos 06 a 08 Mar 2020
Barcelos
Detalhe
Localizado no coração do Minho e no epicentro do caminho Português de Santiago, Barcelos, é um território vivo e criativo, de fortes tradições gastronómicas reunindo o melhor que a Serra e a Ribeira Minhota tem para oferecer. Uma gastronomia de Festa, Tradição e Saber Popular de onde despontam iguarias confecionadas com o bacalhau, com a lampreia, com o polvo, os rojões, as inconfundíveis papas de sarrabulho à moda de Barcelos, a vitela assada, o Arroz Pica no Chão e o Galo assado à moda de Barcelos que rememora o Galo da “Lenda do Galo”, entre outras iguarias que definem um território de excelência gastronómica, onde não falta o melhor da Doçaria Minhota, a leveza, o odor e a frescura da Casta Loureiro e dos vinhos verdes em geral. Argumentos ímpares para uma experiência gastronómica para mais tarde recordar e a Barcelos sempre voltar.

Papas de Sarrabulho à moda de Barcelos
Ingredientes: Farinha de milho; carne de vaca, porco e galinha, sal e cominhos;
Preparação: Numa panela grande, temperada com sal, põe-se a cozer os miúdos de porco, ossos de porco, frango, toucinho seco (ou pernil seco) e uma chouriça de sangue devendo ficar tudo muito bem cozido para que as carnes possam ser desfiadas à mão. No tacho à parte coza o sangue de porco. Na água onde cozeram as carnes adicione os milharos e meio saco de farinha milha amarela (sem deixar engrossar) e vá mexendo. Acrescente a este preparado alguns cominhos, cebola picada e pimenta ao seu gosto e o sangue cozido. Deixe ferver e junte as carnes desfiadas. Sirva em malgas.

Galo assado à moda de Barcelos
Ingredientes: galo, cebola, azeite, laranja, alecrim, colorau, vinho verde, aguardente, chouriço, toucinho, batatas, arroz, grelos.
Preparação: Limpe o galo, retirando os miúdos, e tempere-o no dia anterior com cebola, azeite, laranja, alecrim, colorau, aguardente e vinho verde. Junte os miúdos, o chouriço e o toucinho e pique tudo, formando uma pasta para recheio do Galo. À parte prepare uma assadeira com rodelas de cebola e azeite. Coloque o galo já recheado e as batatas. Leve ao forno para assar durante 3 horas. Acompanhe com arroz e grelos.

Doces de Barcelos
Em Barcelos existe uma variedade de saberes e saboresda doçaria conventual e rural que confere aos doces de Barcelos uma singularidade única e uma qualidade de excelência. Nesta diversidade de sabores destacam-se os famosos doces de romaria, as laranjinhas doces, os bolos caseiros, as queijadinhas de Barcelos, os sonhos, os doces da casa, os peitos de galo, o Bolo das Cruzes entre muitos outros, que são um verdadeiro convite a visitar Barcelos.
Barcelos Doce, um mundo encantado da doçaria a descobrir…

Animação
Animação Musical,Provas de vinho e Rotas Turísticas
Dia 8 de Março (domingo): Procissão do Senhor dos Passos – Centro Histórico de Barcelos
- Museus Gratuitos: Museu de Olaria
Horário: Terça a Sexta: 10h00 – 17h30
Sábado e Domingo: 10h00 – 12h00 / 14h00 - 17h30
- Torre Medieval – Centro de Interpretação do Galo e da Cidade de Barcelos
Horário: Segunda a Sexta: 10h00 – 18h00
Sábado e Domingo: 10h00 – 13h00 / 14h30 – 17h30

In Barcelos Hostel & Guest House, Lda

In Barcelos Hostel & Guest House, Lda

Imagine um lugar tranquilo e confortável dentro de um edifício com 100 anos completamente...
Mais informação
Porta 11

Porta 11

RNAL Registo nº 85500/AL
Mais informação
Restaurante Três Marias

Restaurante Três Marias

Situado em pleno Centro Histórico, a decoração remete-nos para um ambiente familiar, ideal para...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação