Eventos

Eventos

>
Mineração Romana em Valongo

Mineração Romana em Valongo

Museu Municipal de Valongo 27 Out 2018 a 30 Dez 2019
Valongo
Detalhe
A Exposição «Mineração Romana em Valongo» nasceu da vontade de dar a conhecer o maior complexo subterrâneo de mineração aurífera do Império Romano, conforme atestado pela comunidade científica, no âmbito dos estudos prévios do Parque das Serras do Porto.
Nesta mostra tenta-se concentrar cerca de 2.000 anos de história, e dar a conhecer um património subterrâneo quase inalcançável pelo cidadão comum numa viagem no tempo, que propicia ao visitante o contacto com o ouro, com vestígios e réplicas de artefatos usados pelos romanos e por outros povos que por cá andaram.
Sendo o Ouro o mote, é com ele que se inicia esta viagem, através da exibição de uma pepita de ouro, muito bem guardada por dois legionários romanos!
Ao longo da exposição, o visitante poderá participar em oficinas vivas e usufruir de diversas recriações de ambientes romanos, experienciar o mundo subterrâneo entrando numa “galeria mineira”, e experimentar técnicas de tratamento do minério, como a técnica da bateia.
Estará ainda patente uma maquete 3D, representativa do território do Parque das Serras do Porto, assim como animações e documentários que permitirão conhecer e compreender os fenómenos geomorfológicos que deram origem ao ouro, assim como os processo físicos e mecânicos usados para a extração e tratamento do minério.
Entrada livre
segunda a sexta-feira
09h00 > 12h30 · 14h00 > 17h30
+info e marcação de visitas 911 034 687
Hotel Girassol

Hotel Girassol

Localizado próximo da Praça D. João I, dispõe de quartos com casa de banho, ar condicionado,...
Mais informação
Park Hotel de Valongo

Park Hotel de Valongo

Localizado a 12 minutos do centro da cidade do Porto e a 2 km da Estação Ferroviária de Valongo,...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação