Aldeia Vinhateira de Ucanha

Tarouca
Descrição
Ucanha, detentora de uma localização privilegiada na margem direita do rio Varosa, será, de acordo com algumas tradições, a vila mais antiga das redondezas. O seu nome remete a um vocábulo que pode designar casebre ou lugar de diversão.

Os primeiros povos que aqui se instalaram foram os romanos, que aproveitaram as terras férteis do vale do Varosa e criaram pequenas explorações agrícolas. Ainda hoje se pode ver uma das principais vias da romanização que conduzia a Braga.

Séculos mais tarde, foram os monges da Ordem de Cister que acompanharam o desenvolvimento da vila de Ucanha. Prova disso é a nova ponte fortificada e a respectiva torre de portagem dos séculos XII/XV que representam, actualmente, o ex-libris da freguesia.
Naquela época, serviram para proteger a entrada nas terras do Mosteiro de Salzedas e deduz-se que a povoação se tenha desenvolvido devido à obrigatoriedade de passagem pela ponte. 

Para saborear a aldeia em pleno é fundamental caminhar nas suas ruas estreitas, deslumbrar-se com o conjunto colorido de casas, visitar a Igreja Matriz de São João Evangelista do século XVII com o altar-mor revestido de talha dourada barroca, bem como as ruínas da Abadia Velha e dar um salto às Caves da Murganheira para poder apreciar o seu famoso espumante.


O Município de Tarouca convida-o a descobrir o Vale Varosa.

Local: Tarouca
SEMARKINHAS - DOURO PRIVATE VILLA

SEMARKINHAS - DOURO PRIVATE VILLA

RNET Nº 1459A Semarkinhas é uma moradia de 3 quartos situada no Vale do Douro com infinitas...
Mais informação
KOLPING HOUSE

KOLPING HOUSE

RNAL Reg- nº 63399/ALCom o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios a 2,5 km, o Kolping House...
Mais informação
Restaurante Novo

Restaurante Novo

Especialidade: Assados, grelhados, Cabritinho Assado, Vitela Arouquesa, entre outros.Capacidade...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação