Central Hidroelétrica em Covas

Vila Nova de Cerveira
Descrição
A Central Hidroelétrica em Covas está localizada na margem direita do rio Coura, tendo acesso através de um trilho pedestre e relaciona-se com a outra margem por pontão.
Edifício construído em alvenaria de granito rebocada e pintada a branco, apresenta planta retangular subdividida em dois corpos contíguos - o esquerdo, a ‘sala dos quadros eléctricos’, e o direito, a sala das turbinas/alternadores. Às coberturas escalonadas de duas águas terão correspondido estruturas de madeira sob telha cerâmica. A cobertura do corpo mais elevado compreende uma chaminé.
Na frontaria, voltada a sul, a fenestração é feita por vãos retangulares, uma porta encimada por janela no corpo esquerdo e janela/porta enquadrada por duas janelas no corpo direito.
A empena poente exibe porta de verga encurvada, acedida por escada, encimada por vão e estrutura de onde saíam os cabos elétricos.
O espólio que se encontrava no interior foi sendo furtado. Contudo, muito recentemente foi alvo de uma intervenção tendo em vista a sua “musealização” com o intuito de preservar um dos elementos mais significativos da história das hidroelétricas em Portugal.

Local: Vila Nova de Cerveira
RESIDENCIAL E QUINTA STOP

RESIDENCIAL E QUINTA STOP

Registo Nº 43250/ALRestaurante Residencial Stop nasce com vocação de proporcionar os seus...
Mais informação
Pilger Pause

Pilger Pause

RNAL Registo Nº 42831/ALUma moradia/Albergue para descansar durante o Caminho de Santiago. A sua...
Mais informação
Restaurante Central

Restaurante Central

Especialidades:   Peixe: Bacalhau à Central Carne: Galo de Cabidela e           Cozido à...
Mais informação
Ripa`s Restaurante e Bar

Ripa`s Restaurante e Bar

Nas margens do rio Âncora, próximo da sua foz, o Ripa`s restaurante e bar apresenta um bom...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação