Estátua-Menir do Alto da Escrita

Tabuaço
Descrição
Em meados de 1997, os arqueólogos na companhia do Senhor Presidente a Câmara e Vice-presidente da época, numa breve visita ao "Alto da Escrita"  resultou numa das mais sensacionais descobertas arqueológicas tidas neste concelho.

Efectivamente, uma rara e bela escultura antropomórfica jazia anonimamente sobre um muro que ladeia um caminho carreteiro, apresentando a face principal virada para cima.

Pese embora esta peça tenha sido encontrada deslocada, é possível que originalmente estivesse posicionada verticalmente nas imediações, podendo relacionar-se com uma via antiga de passagem.

Trata-se de uma peça em granito medindo 1,66 m de comprimento total, 0,42 m de largura na extremidade superior, 0,44 m na zona da cintura e 0,42 m na base. A  espessura é variável ao longo da peça, sendo de 0,10 m na extremidade superior, 0,18 m na cintura e 0,11 m na base.

Apresenta uma configuração sub-rectangular, revelando um cuidado extremo no tratamento das superfícies, sobretudo no anverso. De facto, estas foram preparadas por picotagem, com excepção unicamente da base que, primitivamente, estaria enterrada. A peça apresenta um ligeiro lascamento na zona mesial, correspondendo ao extremo direito do cinturão. 

Os motivos foram gravados por picotagem, por vezes seguidos por polimento, apresentando uma secção em U.

É no anverso que se encontra gravados os motivos principais. Ao nível superior podemos observar uma decoração "peitoral" representando presumivelmente um colar concêntrico.

Ao meio foi gravado um cinturão com 0,12 m de largura, apresentando uma linha horizontal centra com doze orifícios circulares.

O complementar o conjunto, foi gravado um motivo muito pouco profundo que aparente ser uma arma. Sob o cinturão foram gravadas duas linhas oblíquas (uma com 13 cm e outras com 19 cm), paralelas, cujo significado nos escapa.

A Estátua-Menir do Alto da Escrita poderá, genericamente, corresponder a uma fase de transição de pequenas peças calcolíticas para as de maior dimensão e de contorno antropomórfico, podendo estar cronologicamente inserida na transição do IIIº para o IIº milénio a. C.

Local: Tabuaço
Casa dos Rui`s

Casa dos Rui`s

A Casa dos Rui?s, mais do que uma casa de campo, é uma evidência do interesse turístico na...
Mais informação
Refúgio D`Anita Douro Valley House

Refúgio D`Anita Douro Valley House

RNAL Nº 51211/ALPequena casa de família anterior a 1950, remodelada, inserida na Aldeia...
Mais informação
Restaurante "A Churrasqueira"

Restaurante "A Churrasqueira"

Este restaurante de pequena capacidade abriu ao público com nova gerência em julho de 2016, na...
Mais informação
Pastelaria A Tulipa

Pastelaria A Tulipa

A Pastelaria Tulipa, um local acolhedor e bom ambiente, está aberta ao público desde 1980. Tem...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação