Festas de N. Sra. dos Remédios- Romaria de Portugal

Lamego
Descrição
As Festas de Nossa Senhora dos Remédios, conhecidas como “A Romaria de Portugal”, são as mais importantes da cidade. Desde a última quinta-feira de agosto até ao dia 9 de setembro, milhares de forasteiros vêm agradecer a Nossa Senhoras dos Remédios a resposta às suas preces. Outros vêm apenas conhecer essa grande celebração onde os rituais religiosos e profanos se misturam numa harmonia perfeita.

É oferecido um programa diversificado englobando exposições, concertos, desfiles, procissões, feiras, eventos culturais e desportivos de forma a atrair muitos veraneantes e foliões.

A iluminação festiva nas principais ruas e avenidas e a realização de deslumbrantes sessões de fogo-de-artifício são outras atrações que prometem surpreender os romeiros.

Durante estes dias de diversão é possível admirar a Marcha Luminosa, no dia 6 de setembro à noite, e a Batalha das Flores, no dia seguinte à tarde, que percorrem as principais ruas da cidade engalanadas de alegria e cor.

Dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, o momento mais alto desta celebração é a Majestosa Procissão do Triunfo, realizada a 8 de setembro, na qual os andores que percorrem a Igreja das Chagas até à Igreja de Santa Cruz, ostentam imagens sagradas puxadas por juntas de bois, como manda a tradição. Nesta altura, as ruas ficam ricamente ornamentadas, ganhando uma nova dinâmica, onde a componente religiosa adquire toda a sua plenitude.

A Procissão do Triunfo, que tem uma autorização especial do Vaticano, é a única no mundo em que se pode ver uma imagem da Virgem transportada por animais. O tema escolhido para todos os momentos da procissão é o do apelo de Jesus Cristo: “SEDE SANTOS COMO EU SOU SANTO.”

Mas para além da devoção religiosa, as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios têm também uma forte componente social e lúdica. Com o passar dos anos, é habitual a ver os forasteiros, na mata dos Remédios ou nos jardins da cidade, a partilharem os farnéis e a dormitarem, enquanto que pelas ruas desfilam, até ao amanhecer, as rusgas e as bandas populares na grande noite da Romaria, de 7 para 8 de setembro. Promete “arruadas por rusgas populares que alegremente percorrem as ruas da cidade cantando temas populares e cantigas ao desafio” acompanhadas pelo rufar de bombos e toques de concertinas. A pirotecnia é um elemento obrigatório todos os dias. Chama-se “fogo de estoira” ao que ilumina tradicionalmente os quatro cantos da cidade de Lamego e faz elevar bem alto os olhares das pessoas.

Local: Lamego
Lamego Hotel & Life

Lamego Hotel & Life

Conheça as vinhas mais antigas do mundo, onde é produzido o famoso Vinho do Porto e tenha uma...
Mais informação
Residencial Solar da Sé - AL

Residencial Solar da Sé - AL

Está situada no centro histórico da cidade, em frente à Sé Catedral, a curtíssima distância dos...
Mais informação
Casa do Castelo

Casa do Castelo

Especialidades: tapas e petiscos. Capacidade: 28 pax. Dias de encerramento: não tem.
Mais informação
Chlorophyla & Cª. Wine House

Chlorophyla & Cª. Wine House

Situada na zona histórica da cidade de Lamego, junto à Sé Catedral, aqui poderá encontrar uma...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação