Gastronomia - Vila Verde

Vila Verde
Descrição
O concelho de Vila Verde apresenta um cardápio gastronómico de excelência, diversificado, constituindo-se num legado cultural riquíssimo, com destaque para  o Arroz de Frango “Pica no Chão” e o “Pudim Abade Priscos”, prelado a quem chamaram “Papa dos Cozinheiros”, natural da freguesia de Turiz.
Aqui, abrimos as portas aos paladares do concelho de Vila Verde para partilhar, com todos aqueles que nos visitam, velhos sabores que surpreendem pela sua autenticidade e suculência.
Existe uma panóplia de restaurantes e pastelarias onde poderá marcar encontros com a gastronomia tradicional aquando da sua visita ao concelho Vila Verde.
Contudo, se preferir verdadeiros ambientes de festa com tradição minhota, poderá saborear uma diversidade muito grande destas iguarias em algumas manifestações culturais e mostras gastronómicas, nomeadamente no Festival Gastronómico de Vila Verde, realizado no âmbito da Feira Mostra dos Produtos Regionais de Vila Verde, todos anos no mês de Outubro e nas tasquinhas das Festas concelhias de Vila Verde; das festas de St.º António de Mixões da Serra, em Valdreu; na Feira dos Vinte, na Vila de Prado; e nas Feiras Novas, na Vila de Pico de Regalados.
Surpreenda-se, assim, com o pão de milho, em tempos riqueza de muitas casas, e saboreie-o logo pela manhã na cevada/leite ao pequeno-almoço, ao meio-dia no caldo e à merenda com o presunto. Com a broa de milho mais dura, experimente uma “sopa de burro cansado” com vinho verde tinto e açúcar amarelo e sinta-se mais revigorante.
Surpreenda-se também com a diversidade de sabores, cores e odores dos caldos à lavrador, de abóbora, de nabiças, de nabos e o caldo verde retemperadores de energia e que em tempos foram o suporte da alimentação minhota.
Sendo uma região de montanha e de muitos os cursos de água que a atravessam, os pratos de carne dominam a nossa gastronomia, numa mistura com sabores e ingredientes da terra, têm paladares únicos. Experimente o coelho à caçador, o cabrito assado no forno, os rojões à moda do Minho, as papas e o sarrabulho, o cozido à portuguesa, a posta barrosã, o arroz de pato e a massa de coelho. Acompanhe este último com um arroz de ervilhas ou de tomate malandro.
Já nos pratos de peixe o cardápio também apresenta uma variada e rica oferta. Surpreenda-se com a açorda de bacalhau, o arroz malandro com pataniscas ou bolinhos de bacalhau, o arroz de sardinhas, o arroz de polvo, as punhetas de bacalhau, o arroz fresco de bacalhau, o arroz de feijão vermelho com netos e postas de bacalhau, a posta de bacalhau à portuguesa com grelos salteados.
Para marcar a experiência gustativa, recomenda-se que regue os pratos com os aromas delicados e sabores frescos do vinho verde branco ou tinto da região.
Termine esta viagem pelos sabores de Vila Verde, deliciando-se com a diversidade de doces seculares. Saboreie o pudim de leite, o creme de leite queimado, as rabanadas, os formigos, os sonhos, a aletria e o bolo rei (época natalícia), o pão-de-ló (época pascal), o arroz doce, o doce branco e amarelo, a maçã assada e uma diversidade de outros doces que poderá encontrar nas excelentes pastelarias existentes no município.

Local: Vila Verde
Hotel do Parque ****

Hotel do Parque ****

Inteiramente reconstruído a partir da estrutura original de um edifício do século XIX, o Hotel...
Mais informação
Quinta das Marinhas

Quinta das Marinhas

Datada do Sec. XVIII, os seus proprietários sempre se dedicaram à agricultura e à criação de...
Mais informação
Restaurante Palácio

Restaurante Palácio

O restaurante Palácio localiza-se em pleno centro de Vila Verde, mais propriamente nas traseiras...
Mais informação
Espaço Chafariz

Espaço Chafariz

No ?Espaço Chafariz?, os clientes podem encontrar diversos produtos artesanais, conventuais e...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação