Igreja de Santa Maria

Marco de Canaveses
Descrição
A Igreja de Santa Maria é uma das obras mais ilustres da era moderna, de reconhecido valor internacional em Marco de Canaveses. O projecto é do conhecido arquitecto Álvaro Siza Vieira e ilustra de uma forma diferente a construção de um lugar sagrado onde tudo foi pensado de acordo com o Evangelho e a importância que os traços e objectos devem ter em toda a conjuntura da religião católica.
Numa primeira impressão, olhando o edifício nos mais diversos ângulos, não se fica com a ideia de estarmos perante um Templo de Deus. Depois de nos deixarmos embrenhar na filosofia utilizada pelo arquitecto, mentor da obra, somos vencidos pela beleza da arte e da arte sacra moderna e da difícil conciliação entre a abstracção e o conteúdo.
A conjugação de entendimento entre a porta, a nave, o sacrário, a simples cadeira, a imagem, a grande curva, o diálogo entre a Cruz e o seu efeito são elementos antigos e que marcam a Casa de Deus e dos Homens. A fachada virada para a entrada da cidade cria uma espécie de enigma que quase obriga o viajante a satisfazer a curiosidade de saber o que representa aquele enorme e indecifrável edifício, sem uma Cruz ou sinal que deixe expressar a informação que se trata de uma Igreja.
A porta, com uma dimensão de altura invulgar, deixa-nos a ideia de uma passagem para um lugar onde Deus habita “Quem transpõe esta porta deve saber qual é a estatura da tolerância: não demasiada larga, mas suficientemente alta” (SIZA VIEIRA).
No interior, o jogo de luzes naturais criam o fascínio que nos embala para o choque entre a Igreja vazia, despida e branca, que nos faz pensar se não era esta uma boa ilustração da Igreja de Cristo: simples, natural, onde cada coisa está no seu sítio e nos transmite a alma da humildade.
Numa das paredes, ao contrário do habitual, nasce uma fresta longínqua e estreita que nos deixa a sensação de Igreja aberta para o exterior e nos mostra uma paisagem agreste e montanhosa. Janelas altas que fornecem luz indirecta com a densidade de um Espaço Sagrado.
O Altar, o Ambão, o Presbitério, as cadeiras e o Sacrário, são enigmas que desafiam a explicação de quem admira a arte moderna e se deixa extasiar pela profundidade do sentimento que ali está representado.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De Segunda a Sexta: 09:00H – 12:00H / 14:30H – 19:00H
Sábados: 09:00H – 12:00H / 14:30H – 17:00H
Domingos: 15:00H – 18:00H
Feriados – Fechado

Paróquia de Santa Marinha de Fornos
Tel: +351 255 522 995 / Fax: +351 255 522 263
e-mail: paroquia.fornos@gmail.com

Recomenda-se: Marcação prévia dos grupos


Local: Marco de Canaveses
Casa de Andrães

Casa de Andrães

A Casa de Andrães, espaço de turismo rural, localiza-se junto à linha do caminho-de-ferro, que...
Mais informação
Quinta Várzea de Cima

Quinta Várzea de Cima

A Quinta da Várzea de Cima teve origem num pequeno edifício que foi sofrendo sucessivas...
Mais informação
Restaurante Pensão Magalhães

Restaurante Pensão Magalhães

O restaurante Pensão Magalhães funciona desde 1920, é aderente à Rota dos Vinhos Verdes do Marco...
Mais informação
Restaurante o Plátano

Restaurante o Plátano

O Restaurante O Plátano é um restaurante típico da região e de interesse turístico, aderente aos...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação