Minas de Ouro de Castromil e Banjas

Paredes
Descrição
As Minas de Ouro de Castromil, na freguesia de Sobreira, foram alvo de uma intensa exploração na época dos romanos. Como resultado desta actividade, encontra-se hoje no local um interessante património mineiro que é possível visitar. Este património consiste em cortas, testemunhos de desmontes a céu aberto, galerias e poços e numerosos trabalhos subterrâneos.
As Covas de Castromil, designação popular, correspondem, conforme o próprio nome indica, à existência de grandes covas/buracos (cortas) resultantes das técnicas de extracção utilizadas pelos romanos há mais de 2 mil anos, que decorreram do desmonte a céu aberto de grandes quantidades de rocha.
Nesta região surgem ainda trabalhos mais recentes de prospecção, tais como galerias, amostragens em canal e sondagens.
Este importante património tem sido alvo de um projecto de estudo e divulgação científica, desenvolvido pelo Município de Paredes em parceria com Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Complementando as visitas guiadas à zona mineira, dispõe, agora, de um moderno e funcional Centro de Interpretação, na antiga Escola Primária de Castromil. Um espaço de acolhimento e aprendizagem interativo que interpreta e contextualiza as particularidades deste valioso património geomineiro, um dos mais importantes na região norte de Portugal. Horário: Aberto de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12:30 e das 14h00 às 17h30, mediante marcação.

Local: Paredes
QUINTA DO LOBO BRANCO

QUINTA DO LOBO BRANCO

RNET Nº 5069A Quinta ocupa uma área verde de 20.000 m2 e é composta pela Casa da Eira, Casa Mãe,...
Mais informação
CASA DA FONTE

CASA DA FONTE

Registo Nº 7804/ALSituada em Paredes, a 30 minutos de carro do Aeroporto Internacional Francisco...
Mais informação
Fiel Chef

Fiel Chef

RNAL REG. Nº 54270/ALO moderno Fiel Chef Alojamento Local fica a 20 minutos de carro do centro...
Mais informação
Gauleses

Gauleses

A marca Gauleses nasce no Gerês, quando os sócios deste projeto, se apercebem da ausência de um...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação