Moinho das Poldras

Tabuaço
Descrição
O Moinho das Poldras, situado junto do Rio Távora, é um local de rara beleza, onde podemos apreciar uma paisagem natural ancestral.

Este sistema de moagem é um belíssimo exemplar. Este é um património construído e cultural que com a chegada de indústrias moageiras mais rentáveis, com a construção da barragem Vilar-Tabuaço e o declínio da cultura dos cereais, desapareceram e foram abandonados.

Apesar de ser uma estrutura pequena, possui uma engenharia que tanto no material utilizado como no local onde foi edificado mostra-nos logo que é uma edificação muito antiga. Recuperado desde 1997, este moinho mantém intacto uma identidade muito própria e característica deste local, o restauro empreendido devolveu à estrutura original o esplendor de outras épocas. Um testemunho que temos de preservar.

O moinho encontra-se, encaixado entre duas pedras de grande porte que servem de paredes ao moinho as outras duas paredes são de xisto e o telhado é de uma água, coberto de finas placas de xisto.

O nome deste moinho deve-se à existência das poldras ou alpondras que são pedras espetadas em posição vertical, alinhadas e distanciadas regularmente, para que as pessoas com o alcance de um passo firme e um certo equilíbrio conseguissem uma travessia em segurança, já que o topo das poldras eram afeiçoados horizontalmente.

Local: Tabuaço
QUINTA DA PEREIRA

QUINTA DA PEREIRA

Registo Nº 59420/ALA Quinta da Pereira disponibiliza acomodações com uma piscina privada e...
Mais informação
Quinta de Macedos

Quinta de Macedos

RNAL REGISTO Nº 40990/ALCasa com 5 quartos, 1 sala de jantar, 2 salas de estar, cozinha equipada...
Mais informação
Conceitus Winery Restaurant

Conceitus Winery Restaurant

O Conceitus Winery Restaurant conta com a assinatura do Chefe José Pinto e desenvolve a sua...
Mais informação
Restaurante DOC

Restaurante DOC

Na margem do Douro na Folgosa do Douro encontramos o restaurante DOC. Trata-se de um restaurante...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação