Moinho das Poldras

Tabuaço
Descrição
O Moinho das Poldras, situado junto do Rio Távora, é um local de rara beleza, onde podemos apreciar uma paisagem natural ancestral.

Este sistema de moagem é um belíssimo exemplar. Este é um património construído e cultural que com a chegada de indústrias moageiras mais rentáveis, com a construção da barragem Vilar-Tabuaço e o declínio da cultura dos cereais, desapareceram e foram abandonados.

Apesar de ser uma estrutura pequena, possui uma engenharia que tanto no material utilizado como no local onde foi edificado mostra-nos logo que é uma edificação muito antiga. Recuperado desde 1997, este moinho mantém intacto uma identidade muito própria e característica deste local, o restauro empreendido devolveu à estrutura original o esplendor de outras épocas. Um testemunho que temos de preservar.

O moinho encontra-se, encaixado entre duas pedras de grande porte que servem de paredes ao moinho as outras duas paredes são de xisto e o telhado é de uma água, coberto de finas placas de xisto.

O nome deste moinho deve-se à existência das poldras ou alpondras que são pedras espetadas em posição vertical, alinhadas e distanciadas regularmente, para que as pessoas com o alcance de um passo firme e um certo equilíbrio conseguissem uma travessia em segurança, já que o topo das poldras eram afeiçoados horizontalmente.

Local: Tabuaço
Morgadio da Calçada

Morgadio da Calçada

Solar, classificado, dos finais do séc. XVII, de imponente fachada, com sucessão de salões,...
Mais informação
Casa do Brasão

Casa do Brasão

RNAL Nº 46627/ALSituada na vila de Tabuaço, a Casa do Brasão é uma mansão do séc. XVII, dispõe...
Mais informação
Churrasqueira Pão Pão

Churrasqueira Pão Pão

Diversos pratos da cozinha tradicional portuguesa e petiscos regionais, bom atendimento e simpatia.
Mais informação
Café- Bar Quelha Funda

Café- Bar Quelha Funda

A decoração do Quelha Funda mantém  a traça original, com paredes em xisto. Organiza vários...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação