Mosteiro de Bravães - Ponte da Barca

Ponte da Barca
Descrição
Antigo mosteiro beneditino que nos finais do século XII se instituiu como comenda dos Templários, passando o mosteiro também nessa altura para posse dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Segundo referenciam as "Inquirições" de 1258, D. Afonso Henriques terá coutado o mosteiro ainda antes de 1180.
Da sua construção destaca-se o portal principal, adornado por motivos figurativos e geométricos, sendo de referir pela sua raridade no panorama do românico português, as figuras humanas que aparecem em dois fustes, frente a frente.
Indiscutivelmente reconhecida como uma das obras-primas da arte românica portuguesa, classificada como Monumento Nacional desde 1910, a igreja de Bravães é um monumento bem conservado, de inegável significado histórico regional e excepcional valor científico e patrimonial.

Local: Ponte da Barca
Casa de Agrelos

Casa de Agrelos

Situada na vila de Ponte da Barca, a Casa de Agrelos oferece vistas para a montanha e para o...
Mais informação
Lethes View – Diogo Bernardes

Lethes View – Diogo Bernardes

O apartamento Lethes View-DIogo Bernardes situa-se no centro de Ponte da Barca, no 2º andar do...
Mais informação
Vai à Fava

Vai à Fava

As melhores iguarias para degustar, música para dançar e uma paisagem de cortar o...
Mais informação
Taberna de S. João

Taberna de S. João

Casa especializada em petiscos e tapas que se situa numa das mais típicas artérias de Ponte da...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação