Ponte, Capela e Zona de Lazer de S. Lázaro

Valongo
Descrição
Encontra-se a ponte sobre o rio Leça, no lugar da Rua, fazendo parte da antiga via medieval Porto-Guimarães. De cariz românico é composta por dois arcos de volta perfeita de diferentes dimensões e tabuleiro em cavalete com guardas laterais. Estrutura medieval, provavelmente assente numa primitiva construção romana, a qual teve intervenções modernas. Tratando-se de uma ancestral e importante estrutura, nos termos do Decreto n.º 129/77, foi classificada como Imóvel de Valor Concelhio. Nos inícios dos anos 90, sofreu obras de recuperação. Esta emblemática ponte, por ser testemunho do passado, memória viva e património apropriado pela população, é símbolo identitário da cidade de Alfena e encontra-se merecidamente acarinhado no seu atual brasão.
Nas imediações da ponte encontra-se a capela de S. Lázaro, outrora capela da Sr.ª do Remédios ou da Ponte. A primitiva capela de S. Lázaro encontrava-se na outra margem do rio Leça, onde funcionou um hospital de leprosos. A atual capela acolhe as invocações de S. Lázaro, da Sr.ª dos Remédios e de S. Gonçalo. Sofreu obras de restauro em 1963.
Estes elementos patrimoniais arquitetónicos encontram-se enquadrados pela Zona de Lazer de S. Lázaro, onde se encontra ainda um antigo moinho.

Local: Valongo
Casa Sardão Rural

Casa Sardão Rural

Há uma nova unidade de alojamento local no concelho:"Um espaço rural intimista e romantico,...
Mais informação
Hotel Santiago

Hotel Santiago

Situado na margem direita do rio Douro, o Hotel  Santiago fica apenas a 5 km do centro do Porto....
Mais informação
Padaria Irmãos Moreira

Padaria Irmãos Moreira

Padaria centenária que se encontra na mesma família há muitos anos. Está instalada em edifício...
Mais informação
Restaurante Estrela

Restaurante Estrela

Horário: 09h00 às 22h00Diária | Preço médio por pessoa: 5€
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação