Subindo a Encosta

Armamar
Descrição

Chegar a Armamar pelo norte do município significa contemplar a paisagem marcada pelo maravilhoso anfiteatros de vinhas, lado a lado com o rio Douro, cujos socalcos o homem moldou durante séculos.

Subir a encosta em direção a Armamar é percorrer uma parte do Douro classificada pela UNESCO Património da Humanidade. Aqui se produzem os vinhos durienses, com especial destaque para o mundialmente conhecido Vinho do Porto. 
Na primavera ou no outono realizar este percurso permite desfrutar de uma mescla de pinturas paisagísticas que deslumbram.

Em março começam a despontar as videiras depois do repouso vegetativo do inverno e o Vale do Douro começa a ganhar cor. A partir desta altura desenham-se nos socalcos das encostas linhas verdes compostas pelas longas fileiras de videiras. 
Apreciando esta maravilha natural de pontos estratégicos, miradouros que existem de onde em onde, não se fica indiferente à beleza da geometria da plantação das vinhas com o desenho dos socalcos seguindo as curvas de nível do terreno.

Setembro traz consigo as vindimas e as cores avermelhadas e acastanhadas características do início da época do descanso das videiras, cumprido que está o ciclo da produção da uva. Nesta altura o cenário predominantemente verde dá lugar a uma paleta de cores bem diferente mas igualmente bela.

A par do valioso património paisagístico, o circuito “subindo a encosta” possibilita ainda o contacto com uma diversidade de tradições rurais, visitas a quintas com provas de vinhos, sempre em comunhão com o valioso património histórico testemunho da identidade das gentes locais.

Local: Armamar
Casa da Farmácia - Turismo de Habitação

Casa da Farmácia - Turismo de Habitação

A Casa da Farmácia é uma unidade de Turismo de Habitação situada em pleno centro da vila de...
Mais informação
Douro Janja

Douro Janja

RNAL Registo nº 18974/AL - DOURO JANJALocalizada em Armamar, a Casa Douro Janja apresenta...
Mais informação
Quinta dos Magusteiros

Quinta dos Magusteiros

A Quinta dos Magusteiros está localizada no vale do Douro, na freguesia de Barcos, a 5 km da...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação