Trilho do Céu e da Terra - Cumieira

Santa Marta de Penaguião
Descrição
Podemos chamá-lo de Trilho da Terra e do Céu, tais são as alturas a que subimos e as profundidades a que descemos. Mas vale a pena o esforço. Compensa como uma nascente de água fresca quando o deserto cansa e a sede abrasa.

Do alto da capela de Santa Bárbara o olhar foge para a lonjura das cumeadas, que se perdem em gradações de cinzas e azuis, e delas regressa contrafeito. Com ele leva a imaginação e o sonho que alimentam a fantasia do partir à descoberta. Vila Real vê-se numa espécie de vista de pássaro em aproximação.

Os vinhedos e os olivais desenham os sulcos do esforço no chão xistos, fértil e íngreme. As povoações parecem rebanhos de casas pastando a verde paisagem e dão-lhe uma alegria alva e risonha.

Descendo as encostas íngremes, a que as videiras se agarram em filas e traços, encontramos a povoação de Veiga, um aglomerado de casas claras envolvido de verde, em sorriso alegre no fundo do vale, de pessoas simpáticas e comunicativas. É um verde fértil, festivo na abundância de hortas, de flores, de vinhas, de castas de uvas para vinho e para a mesa. De lá de baixo, do fundo do vale e olhando para as encostas que parecem tocar as nuvens, a visão é encantatória e chega a impressionar pela dimensão telúrica e humana que evidencia. De cima, da EN2, vê-se o vale profundo e plano enfeitado por desenhos de propriedades e vegetação, pelo Arcadela de águas límpidas e pelo sorriso alegre do casario.

As vinhas que dão uvas para o vinho do Porto empoleiram-se nos socalcos. As pessoas são de uma simpatia espontânea e comunicativa como só um povo que se habituou a tratar a mãe-terra por “tu” consegue ter. Amam o lugar onde vivem e estão-lhe gratas pela sua fertilidade.

                       “Não há terra como a Veiga em todo o Penaguião:
                        Penaguião só dá vinho, Veiga dá vinho e pão.”

Esta quadra, ensinada por um dos seus habitantes que no-la disse com um brilho de orgulho nos olhos, ilustra plenamente o que os olhos de todos os visitantes podem ver. Mas o Trilho, caprichoso e orgulhoso das suas belezas leva-nos a outros lugares. Todos eles têm algo de único, seja pela paisagem, seja pelas memórias gravadas nas pedras das capelas e das casas mais antigas.

Quando partimos, depois de percorridos todos os quilómetros, apetece-nos voltar uma e outra vez.

Local: Santa Marta de Penaguião
QUINTA DE LAMEGO

QUINTA DE LAMEGO

RNET Nº 4391A Quinta do Lamego encontra-se na Região Demarcada do Douro (Património da...
Mais informação
RESIDENCIAL CLÁSSICO

RESIDENCIAL CLÁSSICO

O Alojamento Clássico, aberto 24 horas por dia, está localizado a 26 km do Parque Natural do...
Mais informação
"Baco" Restaurante, Pub & Winehouse

"Baco" Restaurante, Pub & Winehouse

Localizado no centro da cidade de Vila Real, o Baco Restaurante Bar, conta com um ambiente...
Mais informação
Restaurante O Pico

Restaurante O Pico

Especialidades: Vitela à Pico e massa dos casamentos
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação