Turismo Industrial de S. João da Madeira

São João da Madeira
Descrição
A base económica de S. João da Madeira não se concentra, hoje, em apenas uma área. Pelo contrário, a sua diversidade industrial – nas chamadas indústrias tradicionais - tornou-se uma evidência. Ao sector do calçado e da chapelaria junta-se a produção de colchões, componentes para automóveis, entre outros que se destacam no panorama económico da cidade.
Segundo vários investigadores, as empresas com espaços de produção industrial ganham a valência de produto turístico ao mostrar o seu trabalho e quotidiano a visitantes externos.
Neste cenário, em janeiro de 2012, a Câmara Municipal de S. João da Madeira lançou um projeto de Turismo Industrial, financiado pelo ON.2, constituído por um conjunto de circuitos turísticos industriais, com o objetivo de conjugar a preservação do legado arqueológico industrial com a promoção das indústrias consideradas tradicionais e das novas indústrias criativas e tecnológicas, através da visita a diferentes unidades fabris do concelho.
Tem por missão a projeção nacional e internacional do Município de S. João da Madeira e a consolidação e promoção da sua dimensão turística ligada à indústria, potenciando o desenvolvimento económico e social, a bem da qualidade de vida dos cidadãos. Emergiu, assim, em S. João da Madeira uma dimensão turística consistente, baseada na indústria tradicional, passado e presente, e nas novas indústrias tecnológicas e criativas, afirmando-se como um produto turístico de elevado valor económico, cultural e lúdico, através do qual os turistas conhecem empresas em atividade, podendo reviver atividades de outros tempos, e visitar espaços museológicos de caracter industrial.
Após a conquista de um lugar relevante a nível nacional, afirmando-se como um projeto de referência para outros municípios, o Turismo Industrial desta cidade, pretende alargar os seus circuitos a novas empresas do concelho pelo que está em constante construção de novas rotas turísticas.
No entanto, sendo a industria um setor em constante mutação e transformação alguns parceiros do Turismo Industrial, que contribuíram imenso para o desenvolvimento e promoção dos Circuitos pelo Património Industrial, infelizmente viram-se obrigados a fechar portas. Acreditando que a individualidade de cada um destes parceiros foi fundamental para o reconhecimento nacional e internacional da cidade de S. João da Madeira.


Local: São João da Madeira
Hotel A S

Hotel A S

Situado na praça central de São João da Madeira, o Hotel AS é um hotel de duas estrelas. Oferece...
Mais informação
Fábrica dos Sentidos

Fábrica dos Sentidos

Localizado no conhecido Museu da Chapelaria de S. João da Madeira, a Fábrica dos Sentidos é um...
Mais informação
Taberna do Povo

Taberna do Povo

Especialidades: Vitela e cabrito assada no forno, bacalhau na brasa, bife á taberna, bacalhau á...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação