Vale de Paus

Resende
Descrição
A freguesia de Paus possui um conjunto de valores materiais e imateriais que a distingue no território. Antiga terra de oleiros que trabalhavam arduamente o barro negro e que na sua roda moldavam peças utilitárias e decorativas cozidas na soenga dos quais o último foi o Mestre Joaquim.

Um vale de encantar na altura da cerejeira em flor que transforma este local num enorme jardim florido ou no outono com o colorido dos imensos castanheiros melancólicos convida a um passeio.

O Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus o primeiro do concelho, fundado em 1976mantém vivas as tradições, danças e cantares tradicionais, como a "Chula de Paus" e a Festa da Cerejeira em Flor.

Apresenta o Museu Etnográfico de Paus, pequeno núcleo com interessante espólio, cujas peças de natureza etnográfica, reunidas pelas gentes de Paus, apresentam trajes e adereços tradicionais, peças de barro negro do Mestre Joaquim, assim como utensílios de pesca e artefactos utilizados na confecção do pão, ferramentas de trabalho e vários instrumentos musicais como a tradicional rabeca.

Local: Resende
Casa das Três Magnólias

Casa das Três Magnólias

Com a Serra de Montemuro no horizonte e com uma vista maravilhosa sobre a paisagem, onde se...
Mais informação
AQUA DOURO CLUB

AQUA DOURO CLUB

RNAL Reg. nº 35503/ALSituada em Lamego, a Quinta do Atoleiro (Aqua Douro Club) disponibiliza...
Mais informação
Restaurante "Jardim Real"

Restaurante "Jardim Real"

O Restaurante Jardim-Real disponibiliza aos seus clientes um leque alargado de opções, baseada...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação