Casa da Fonte / Branda da Aveleira

Melgaço
Disponibilidade
Descrição / Comodidades

Já passaram várias décadas e a Branda da Aveleira, cada vez é mais bela. O Homem antes de ser Brandeiro teve de conquistar a terra selvagem, ocorrendo a grande conquista no princípio do século passado.

A Branda foi construída nos locais mais férteis, onde abundava grandes nascentes de água, que a Natureza tão amigavelmente nos deixou.

Os nossos familiares, Homens de trabalho e de visão, construíram pequenas cardenhas, que foram passando de geração em geração, até que na Branda, no final do século XX, se deu a revolução deste local para o turismo.

A Casa da Fonte integra o lote pioneiro desse novo olhar sobre as potencialidades da Branda. O seu nome está associado à existência de uma fonte ao lado do empreendimento. A fonte, no fim do século XIX não passava de uma simples nascente serrana, mas quando os primeiros Brandeiros se fixam durante o verão na Branda da Aveleira, exploraram-na  a seu favor, construindo posteriormente uma fonte em xisto. Nesta nova fonte enchiam os cabaços, que param além de servirem para transportar o leite dos seus animais (para os outros membros família que morava na freguesia da Gave), davam também para ir à fonte, proporcionando-lhes uma vida mais confortável dentro das suas cardenhas. Como a fonte está localizada num 'poulo' (terreno plano com erva), ainda hoje é conhecida como a 'Fonte do Poulo'.

O Brandeiro sempre construiu as suas habitações (cardenhas) muito próximo desses locais, e como esta casa é a que está mais próxima dessa fonte pública, passou a denominar-se 'Casa da Fonte'.

Capacidade: para 2 pessoas em quarto de casal

Equipamentos:

Com 1 quarto de casal, Sala de estar (Sofá), Cozinha (Lareira, Fogão, Frigorífico, Micro-ondas, Torradeira, maquina de café, Loiça e utensílios de cozinha), 1 casa de banho

Espaço exterior privado, alpendre, Barbecue.

Inclui roupas de cama e banho. Aquecimento eléctrico em toda a casa. Serão disponibilizados produtos para preparação do pequeno-almoço. Os animais de estimação são bem-vindos.

Morada: Branda da Aveleira - Gave, 4960-160 Melgaço
E-mail: geral@brandadaaveleira.com
Telefone: +351934483675
Curral de Moinas

Curral de Moinas

26 e 27 Ago 2022
Quim Roscas e Zeca Estacionâncio estão de volta a Curral de Moinas, a aldeia fictícia, situada...
Mínimos 2: A Ascenção de Gru

Mínimos 2: A Ascenção de Gru

28 Ago 2022
Este Verão, o maior franchise de animação à escala global, traz-nos a história do encontro do...
O Brandeiro

O Brandeiro

Situado na Branda da Aveleira, O Brandeiro é um restaurante típico, com um ar rústico, em...
Mais informação
RESTAURANTE DON GENARO BISTRÔ

RESTAURANTE DON GENARO BISTRÔ

Don genaro bistrô é um conceito de comida rápida com qualidade que se aprimorou em francesinhas...
Mais informação

Gravuras Rupestres do Fieiral

As gravuras rupestres do Fieiral, localizadas em pleno planalto de Castro Laboreiro, chegaram até nós como forte testemunho da ocupação remota deste...

Trilho do Brandeiro

O Trilho do Brandeiro é um percurso pedestre denominado de Pequena Rota PR), cuja marcação e sinalização cumprem as diretrizes internacionais. Este percurso...
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação