Pousada Mosteiro de Guimarães

Guimarães
Descrição / Comodidades
A pouco mais de 1km do centro de Guimarães, cidade Berço de Portugal, numa colina de deslumbrantes horizontes, ergue-se a POUSADA DE SANTA MARINHA, relíquia dos tempos áureos como Mosteiro.

Este templo remonta provavelmente ao início da Reconquista Cristã em finais do séc. IX. A ele também se refere Mumadona Dias, uma ilustre condessa vimaranense, a quem se deve alguns importantes monumentos da cidade.

Segundo reza a tradição, o Mosteiro foi entregue por D. Mafalda, esposa de D. Afonso Henriques, aos Cónegos Regrantes de Sto. Agostinho (1154), em honra da virgem mártir de Santa Marinha, santa advogada das parturientes.

Em 1528, o Mosteiro passa para a posse dos monges da Ordem de S. Jerónimo. Em 1537 D. João III cria aí uma das primeiras Universidades de Portugal, atribuindo graus de bacharel e doutoramento em Teologia, Humanidades e Artes. Aqui estudaram o Infante D. Duarte e D. António (Prior do Crato).

Em 1834 a Revolução Liberal põe fim às Ordens Religiosas e os monges de S. Jerónimo são obrigados a sair do Mosteiro. O edifício passa então para a posse de particulares.

Em 1951, um incêndio destruiu toda a ala oriental tendo apenas poupado a Sala do Capítulo e a Varanda Frei Jerónimo. O edifício inicia um lento processo de degradação.

Em 1972 foi adquirido pelo Estado para ser adaptado a Pousada. A obra, da responsabilidade do arquitecto Fernando Távora, resulta no casamento perfeito entre o peso do passado e o conforto contemporâneo. Como resultado, essa intervenção recebe o Prémio Internacional “Europa Nostra” e o Prémio Nacional de Arquitectura (1985)

Desde 1985 a Pousada de Santa Marinha, orgulha-se de oferecer um serviço de extrema qualidade em que a satisfação e bem-estar plenos do cliente são a prioridade.
Morada: Largo Domingos Leite de Castro, 4810-011 Guiimarães
Telefone: 253511249
XIV FESTIVAL DE TEATRO AMADOR DE CAMILO

XIV FESTIVAL DE TEATRO AMADOR DE CAMILO

16 Mai 2021
CANCELADOAuditório do Centro de Estudos Camilianos Romeu & Julieta, de William ShakespeareEm...
Cervejaria Guimarães

Cervejaria Guimarães

Cervejaria, snack bar com pratos típicos de cozinha Portuguesa, todo o tipo de snack bar e com...
Mais informação
Taberna Migaitas

Taberna Migaitas

Restaurante com uma ementa de petiscos tradicionais, assim como de cozinha regional
Mais informação

Capela de Santo Ovídio

Santo Ovídio é venerado numa belíssima capela implantada no topo da colina do monte com o mesmo nome, à entrada da cidade, a qual data, na sua configuração...

Festas Nicolinas

As Festas Nicolinas, que se realizam todos os anos em Guimarães, são das festas académicas mais antigas do país. Com raízes que remontam ao século XVII,...
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação