Eventos

Eventos

>
Turismo Industrial - Centro de Arte Oliva

Turismo Industrial - Centro de Arte Oliva

Rua Oliveira Júnior nº 591 01 Jan a 31 Dez 2020
09:00 - 18:00
São João da Madeira
Detalhe
O Centro de Arte Oliva é um centro de exposições de arte e de gestão de coleções criado em 2013 pelo Município de São  João da Madeira no âmbito do projeto de reconversão de um dos mais simbólicos edifícios industriais da cidade, a fábrica e fundição da Oliva. É a única instituição artística no país dedicada à arte contemporânea e à arte bruta/outsider. Com uma área de exposição de cerca de dois mil e quinhentos metros quadrados, organizados em três galerias, apresenta um programa anual de exposições temporárias. O programa de exposições apresenta de forma regular e contínua as coleções de arte em depósito no Centro a par de exposições de artistas consagrados, nacionais e internacionais.

No Centro de Arte estão depositadas em regime de comodato duas importantes coleções particulares. A coleção de Norlinda e José Lima - um dos maiores acervos privados de arte contemporânea em Portugal e a coleção Treger/Saint Silvestre - um dos mais importantes acervos de artes marginais como Arte Bruta/Outsider e Arte Singular da Europa. Juntas somam mais de duas mil obras e cerca de quinhentos artistas, nacionais e internacionais, sendo cada uma resultado de mais de trinta anos de colecionismo. Ambas foram distinguidas em 2017 com o Prémio Colecionador da APOM.

É um lugar privilegiado para a educação, difusão, discussão e valorização das expressões artísticas contemporâneas e que promove  a acessibilidade, participação e desenvolvimento dos públicos. Neste âmbito realiza atividades educativas e artísticas através de visitas orientadas às exposições, oficinas artísticas e de exploração performativa, intelectual e critica, cursos teóricos para adultos, num conjunto de ações que  partem das nossas exposições e encorajam o desenvolvimento de novas perspetivas e aproximações à arte.

PARA AGENDAR VISITAS CONTACTAR O TURISMO INDUSTRIAL: 256 200 204

Casa Soares

A 30 minutos de carro da cidade do Porto, encontra-se a Casa Soares que parece esconder-se dos...
Mais informação
Ibis Porto Sul Europarque

Ibis Porto Sul Europarque

Hotel económico para negócios e lazer. A equipa do Hotel Íbis Porto Sul Europarque dá-lhe as...
Mais informação
Tudo aos Molhos

Tudo aos Molhos

Cerca de 30 opções "molhadas", entre tostas, sanduiches, omeletas e folhados, tradicionais e...
Mais informação
Ponto Zero

Ponto Zero

Um restaurante tradicional muito acolhedor em pleno centro da cidade de S. João da Madeira....
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação