Eventos

Eventos

>
O Passador de Imagens do Centro Pompidou

O Passador de Imagens do Centro Pompidou

Rua do Carvalho, 4960 - 536 Melgaço 02 Ago 2021 a 30 Jul 2022
09:30 - 18:00
Melgaço
Detalhe
Exposição “O Passador de Imagens do Centro Pompidou”, com curadoria de Bernard Despomadères e Madalena Lima.
Está patente no Museu de Cinema Jean Loup Passek até 30 de julho de 2022 e foi inaugurada ontem, 2 de agosto, no âmbito do MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço, que acontece até 8 de agosto

SOBRE A EXPOSIÇÃO

«Dão-lhes o nome de "passadores". Passadores de imagens e de emoções, de saberes e de convicções. Muitos já não são deste mundo mas continuamos a falar deles no presente. Chamam-se Henri Langlois, Gregorio Martinelli, Freddy Buache, João Benard da Costa, Chema Prado ou ainda Jean-Loup Passek.
O Jean-Loup Passek do Museu de cinema de Melgaço, do Festival international de cinéma de La Rochelle, da Caméra d’or du Festival de Cannes, do Dictionnaire mondial du cinéma e do Département cinéma du Centre Georges Pompidou, em Paris, que criou e dirigiu de 1978 até 2003. Lugar onde concebeu e realizou perto de quarenta manifestações temáticas consagradas às cinematografias do mundo inteiro, das mais famosas às mais desconhecidas ou esquecidas, homenageando realizadores e realizadoras, actores e actrizes, com ciclos de cinema, exposições de fotografia e edição de livros-catálogo.
Testemunhos de uma obra a descobrir, através de uma selecçâo de cartazes, de fotografias e de livros que Jean-Loup Passek quis deixar a Melgaço.» - Bernard Despomadères
.
.Esta é a sétima edição do festival e, este ano, o Prémio Jean Loup Passek conta com 31 documentários a concurso: 19 longas-metragens e 12 curtas e médias metragens, sendo que nove dos documentários selecionados concorrem também na categoria de melhor documentário português. Todos os filmes concorrem também ao Prémio D. Quixote, atribuído pela FICC – Federação Internacional de Cineclubes.
A programação inclui ainda o curso de Verão Fora de Campo, as residências Cinematográfica e Fotográfica Plano Frontal, exposições, apresentação de filmes e ainda debates com vários realizadores nacionais e internacionais. É de destacar que durante a semana também vai decorrer a oficina de Verão TRABALHO, lecionada pelo realizador Pedro Costa, que resulta de uma colaboração com La Plantación – Encuentros e Conocimiento.
Nesta edição, o Festival associa-se à comemoração do 25º aniversário do Dia do Brandeiro, festa que celebra a transumância e é uma homenagem aos construtores da comunidade agropastoril da Branda da Aveleira. O programa inclui a projeção de um documentário, um debate sobre arquitetura popular com a participação dos arquitetos António Menéres e Fernando Cerqueira Barros, do geógrafo Álvaro Domingues e de José Rodrigues Lima, o grande impulsionador desta celebração, uma visita à Branda da Aveleira e a inauguração de duas exposições do fotógrafo Luís Miguel Portela.
Programa completo e mais informações em
http://mdocfestival.pt/
.
#MelgaçoTem
#Cinema #MuseudeCinemadeMelgaço #EspaçoMemóriaeFronteira #MDOC #FestivalInternacionaldeDocumentáriodeMelgaço #CinemaDocumental
Pousada da Juventude

Pousada da Juventude

A Pousada de Juventude de Melgaço foi inaugurada, a 1 de Abril de 2006 e está inserida no...
Mais informação
Novas Direções, LDA

Novas Direções, LDA

RNAL Registo Nº 32083/ALSituado no Centro da Vila de Melgaço: o Alojamento Local Novas Direções...
Mais informação
Restaurante  Casa Real

Restaurante Casa Real

Localizados no centro da Vila de Melgaço, temos para lhe oferecer uma magnífica sala para...
Mais informação
Restaurante Inês Negra

Restaurante Inês Negra

O Restaurante Inês Negra, oriundo do Restaurante Cinema, com mais de 20 anos de existência,...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação