Casa do Paço de Dalvares

Tarouca
Descrição
No âmago da freguesia de Dalvares, num local onde predomina o sossego, facilmente se distingue a solarenga e centenária Casa do Paço, referência de assaz importância histórica para as gentes da vila e do concelho, uma vez que, durante séculos, o quotidiano de grande parte dos habitantes locais se desenrolava na Casa e dependia dos bens do Paço. 

Enquadrada numa malha rural, a Casa do Paço de Dalvares, um amplo edifício quadrangular de silharia perfeita, sombrio e de porta em arco, cuja origem remonta à Idade Média, foi, em tempos idos, pertença de D. Egas Moniz (o famoso aio de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal), que a terá passado aos seus descendentes.

Em 1994, após várias décadas em avançado estado de degradação, a Câmara Municipal de Tarouca, reconhecendo o valor arquitetónico e por força da riqueza da sua história, adquiriu o imóvel, tendo, entre 2004 e 2006, procedido à sua recuperação e respetiva inauguração, a expensas exclusivas da autarquia.

No intuito de ajustar esta nova infraestrutura de animação social e turística às necessidades culturais do concelho, de potenciar os valores culturais e económicos da região, sobretudo no que diz respeito às atividades artísticas, artesanais e gastronómicas e de a inserir em novos circuitos turísticos, a autarquia dotou o espaço com outras potencialidades que contribuem para o seu enriquecimento.

Desde a sua inauguração, a Casa do Paço encerra em si várias potencialidades, de forma a abranger os vários interesses dos mais diversos públicos: é sede da Confraria do Espumante; acolhe o Museu do Espumante, onde estão recriados todos os processos de produção e engarrafamento do espumante; alberga a Rota das Vinhas de Cister e a Comissão Vitivinícola Regional do Távora – Varosa; possui um ponto de venda e prova de produtos locais, que exibe o que de melhor a região tem; reúne vários espaços propícios para a realização de reuniões e sessões de trabalho.

Visitar a Casa do Paço, um dos ex-libris de Tarouca, constitui um bom ponto de partida para conhecer o concelho e a região. É um espaço aberto, com cheiro a tradição e com as marcas da riqueza do passado, que proporciona um programa farto para saciar a vontade de quem passa e de quem quer voltar.

HORÁRIO: 
segunda a domingo
10h00 às 18h00


O Município de Tarouca convida-o a descobrir o Vale  Varosa. 



Local: Tarouca
Residencial Chave D’Ouro

Residencial Chave D’Ouro

Residencial Chave D?OuroAvenida Ananias Carmo Santos, 693610-106 TaroucaTelf. 254 679 329Fax 254...
Mais informação
CASA DA CAPELA DE CIMA

CASA DA CAPELA DE CIMA

Registo Nº 423/AL Perfeita para famílias e grupos grandes, a Casa da Capela de Cima está...
Mais informação
O Retiro da Abadia

O Retiro da Abadia

Cozinha tradicionalEspecialidades: bacalhau com natas, borrego assado, carne de porco à...
Mais informação
Churrasqueira "O Londrino"

Churrasqueira "O Londrino"

Especialidades: Frango de Churrasco e GrelhadosCapacidade: 70 paxHorário: das 9h00 às 23h00Dias...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação