Núcleo Arqueológico da Associação Comercial e Industrial

Guimarães
Descrição
O Núcleo Arqueológico da ACIG surgiu como uma iniciativa de responsabilidade social. Durante as obras de remodelação e reabilitação do seu edifício sede, a Casa dos Lobo Machado, foram realizadas sondagens arqueológicas que tiveram, como principal resultado, o aparecimento de um espólio vasto, quer ao nível da cronologia, quer ao nível do tipo de peças.
Neste sentido, procedeu-se à criação de espaços expositivos que, estando abertos ao público em geral, permitem dar a conhecer um pouco melhor o passado de Guimarães.
Fazem parte da Colecção Visitável exposta no Núcleo Arqueológico da ACIG um total de 30 peças, das quais 23 são peças cerâmicas e 7 são peças metálicas.
As 23 peças cerâmicas dividem-se em 3 grupos cronológicos distintos. Um primeiro grupo de 7 peças é formado pelas cerâmicas medievais, datadas entre os finais do século XIII e os inícios do século XIV. É constituído por peças que deverão ter sido, na sua maioria, produzidas na região de Prado/Barcelos. Destaca-se, neste conjunto, uma infusa de origem francesa.
O segundo grupo cerâmico, com um total de 11 peças, data da 2ª metade do século XVIII. Neste caso, a variedade das formas e das produções é maior do que no grupo anterior. Nele se encontram peças revestidas com vidrado de chumbo, faianças e peças de uso comum. No que diz respeito às formas, temos, entre outras, tigelas, almofias, salseiras e pratos.
Do terceiro grupo de cerâmicas, datado do final do século XIX, fazem parte peças provavelmente produzidas em Guimarães, como os cântaros e uma panela de ir ao lume. Deste conjunto destacam-se, ainda, dois porrões vidrados, eventualmente produzidos na zona de Prado/Barcelos.
Finalmente, dentro dos objectos metálicos, podem ser vistos objectos de adorno, como um anel, algumas moedas e uma medalha votiva. Uma interessante peça deste grupo é um pequeno guizo, provavelmente para um gato, feito em liga de cobre e prata.


Local: Guimarães
Molarinho Heritage

Molarinho Heritage

Molarinho Heritage está situado no centro histórico da cidade de Guimarães, com uma vista...
Mais informação
Hotel Toural****

Hotel Toural****

Hotel Toural está situado no Centro Histórico de Guimarães - Património da Humanidade - , está...
Mais informação
Restaurante Casa Piedade

Restaurante Casa Piedade

Situada na zona histórica da cidade, esta casa centenária foi fundada em 1907. Tem duas salas...
Mais informação
Cervejaria Guimarães

Cervejaria Guimarães

Cervejaria, snack bar com pratos típicos de cozinha Portuguesa, todo o tipo de snack bar e com...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação