Cooperativa Agrícola de Tabuaço

Tabuaço
Descrição
A Cooperativa Agrícola do Azeite de Tabuaço surge no ano de 1950, como um parceiro para os agricultores de Tabuaço. Inicialmente um espaço de lagar tradicional de prensas, que ao longo dos anos foi evoluindo, adotando mecanismos de alta tecnologia, sendo possível fabricar azeite de uma forma  diferente, com maior qualidade.

Com a chegada do dr. José Amaral, actual presidente da Cooperativa Agrícola de Tabuaço, foi implementado um novo método de tulha única, evitando assim há cerca de 16 anos a apanha tardia da azeitona por parte de alguns produtores da região. Na Cooperativa o processo é feito desde a apanha da azeitona até à transformação da mesma, onde é distríbuido pelos associados palotes para a recolha da azeitona e entrega no lagar.

A intenção é implementar o azeite como um dos produtos estrela do Concelho de Tabuaço. Desse modo foi criada a marca CAT, com o intuito de conquistar um mercado de qualidade. Atualmente a Cooperativa tem vindo a aumentar substancialmente o mercado de exportações.

A Cooperativa Agrícola do Azeite de Tabuaço possui neste momento cerca de 700 sócios. O futuro é promissor e os projetos são inúmeros, sendo fundamental continuar a mudar mentalidades e fazer com que os produtores de azeite vejam que o associativismo como uma oportunidade de excelência para fabricar um produto de maior qualidade e um preço competitivo.



Local: Tabuaço
Casa dos Rui`s

Casa dos Rui`s

A Casa dos Rui?s, mais do que uma casa de campo, é uma evidência do interesse turístico na...
Mais informação
Montanhas Douro - Turismo de Aldeia

Montanhas Douro - Turismo de Aldeia

É um empreendimento de Turismo em Espaço Rural implantado numa propriedade entre os vales do...
Mais informação
Pastelaria A Cátia

Pastelaria A Cátia

Aberta ao público desde 2004. Tem como especialidade pão regional e uma grande diversidade de...
Mais informação
Bar Angli bar

Bar Angli bar

Aberto ao público desde 2000, O Angli Bar para além do habitual serviço, onde o sabor da bebida...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação